
Por José António Carvalho
A Seleção Nacional Sub-18 conquistou uma vitória histórica frente ao Brasil. Triunfou por 6-5 nas grandes penalidades após empate a zero, e garantiu pela primeira vez o acesso à final do Campeonato do Mundo FIFA Sub-17. Assim, num jogo eletrizante no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, a equipa orientada por Bino Maçães venceu. Dessa forma, mostrou qualidade, intensidade e grande espírito competitivo, num duelo considerado por muitos como uma “final antecipada”.
Por isso, o destaque individual foi Mauro Furtado, eleito pela FIFA como “Melhor em Campo” graças à sua exibição de excelência, decisiva para manter a baliza portuguesa inviolada. Ao longo da partida, Portugal e Brasil criaram várias oportunidades, mantendo o equilíbrio até ao último minuto. A decisão surgiu apenas nas grandes penalidades, onde Portugal demonstrou frieza e alma, confirmando o triunfo após um erro brasileiro no remate decisivo.
Com esta vitória, Portugal Sub-18 faz história ao alcançar a primeira final de um Mundial Sub-17, um marco sem precedentes para o futebol de formação nacional. A Seleção Nacional defronta agora a Áustria, esta quinta-feira, às 19h00 locais, na luta pela medalha de ouro e pelo título mundial.
Fonte: FPF



