
Por José António Carvalho
Portugal mantém um forte dinamismo na recuperação empresarial. Até ao segundo trimestre de 2025, as empresas concluíram 211 processos PER/PECRE, com 55% dos planos homologados. O setor dos Transportes, sob maior pressão, recorre ao PER de forma antecipada, enquanto as Indústrias Transformadoras concentram 37,2% dos processos.
O contexto macroeconómico reforça esta evolução. A economia cresce acima da média europeia, a inflação aproxima-se dos 2% e o investimento acelera, impulsionado pela construção e pelos fundos europeus.
Para 2026, o país apresenta oportunidades claras nos setores da Construção, dos Transportes e das Indústrias Transformadoras, consolidando Portugal como uma das economias mais dinâmicas da Europa.
Fonte: Capitalizar



