
Por José António Carvalho
Lisboa voltou este domingo a marcar presença para receber a 20.ª edição da Corrida Mimosa pela Vida. A iniciativa solidária reuniu cerca de 15 mil participantes num percurso marcado pela emoção, pela união e pela sensibilização para a prevenção do cancro da mama.
Desta forma, entre Santos e os Jardins de Belém, junto ao rio Tejo, milhares de pessoas caminharam e correram num ambiente de partilha e esperança, transformando a capital portuguesa num verdadeiro símbolo de solidariedade.
Assim, o tiro de partida foi dado por Carlos Moedas, que participou na prova com o dorsal número 2. Ao seu lado esteve a madrinha histórica da iniciativa, Rosa Mota, campeã olímpica portuguesa e rosto maior desta corrida solidária, mantendo o emblemático dorsal número 1.
Uma corrida cada vez mais inclusiva
A saber, com um percurso de cinco quilómetros, a Corrida Mimosa pela Vida abriu-se nos últimos anos à participação de todos os géneros, reforçando a dimensão inclusiva e familiar do evento.
Nesse sentido, os números desta edição demonstram o impacto crescente da iniciativa:
- 78% mulheres e 22% homens
- Participantes com idades entre os 7 meses e os 89 anos
- Média de idades de 45 anos
- Representação de 76 nacionalidades diferentes
A diversidade entre os participantes voltou a marcar a edição deste ano, mostrando que a mensagem de prevenção e apoio ultrapassa fronteiras e gerações.
Rui Pinto e Susana Santos venceram a prova

A componente competitiva voltou também a trazer alguns dos principais nomes do atletismo nacional para as ruas de Lisboa.
Em femininos, Susana Santos, do Beira-Mar, voltou a destacar-se ao vencer pela segunda vez a Corrida Mimosa pela Vida. Concluiu os cinco quilómetros em 16 minutos e 52 segundos. Ana Marinho, do São Salvador do Campo, terminou logo atrás com 16:53, enquanto Mónica Silva, de Macedo de Cavaleiros, garantiu o terceiro lugar com 17:02.

No setor masculino, Rui Pinto, atleta do Sporting CP, conquistou o terceiro triunfo consecutivo na prova ao cortar a meta em 14 minutos e 31 segundos. André Pereira, do Santa Tecla, terminou na segunda posição com 14:45, enquanto Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, fechou o pódio com 14:51.
Mais de 30 mil euros entregues à Liga Portuguesa Contra o Cancro
Contudo, antes da cerimónia de entrega de prémios, realizou-se um dos momentos mais emotivos da manhã: a entrega simbólica do cheque-donativo à Liga Portuguesa Contra o Cancro, no valor de 30.750 euros.
Finalmente, o donativo foi entregue por Maria José Patrício, em representação da Mimosa, e por Nuno Azevedo, diretor-geral do Maratona Clube de Portugal, reforçando o compromisso social da iniciativa e o apoio contínuo à luta contra o cancro da mama.



